sábado, 27 de outubro de 2012

Cozinhando sapos!!


Conta-se uma história que se você jogar um sapo em uma panela com água fervente, ele pula para fora, o que é natural visto que a água esteja absurdamente quente, porém, se você colocá-lo numa panela com água fria levá-lo ao fogão e acender o fogo, o sapo não sente a mudança da temperatura da água, pois seu organismo trata de se acostumar com o novo “ambiente”, até que a temperatura se torne tão insuportável que seu organismo entra em colapso e ele (o sapo), morre cozido.

O que me levou a refletir sobre como é sensível a influência das novelas, dos colegas, do ambiente em nossa volta e até mesmo das pessoas mais próximas de nós, que nos levam a fazer e a concordar com atitudes e pensamentos que estão completamente fora dos padrões daquilo que Deus quer para nós, porém só percebemos isso quando comparamos com o plano original de Deus. É uma mudança tão sutil que só nos damos conta quando estamos mortos por dentro (sim, estou falando da nossa vida espiritual).

Frases como: “não é bem assim”, “todo mundo faz”, “isso é normal hoje em dia”, “se fulano faz, é porque não tem problema”; vão minando nossa relação com Deus a um ponto em que paramos de orar antes de almoçar, antes de dormir, de ler a Bíblia e mais um monte de outras coisas que fazíamos para estarmos com Deus diariamente, e sabe o que é pior? NEM PERCEBEMOS QUE PARAMOS!

Quero destacar algumas coisas que nos servem como alerta para identificar a “mudança de temperatura” do nosso ambiente:

 - Você não é seu amigo fulano!
            Tive a oportunidade de conhecer uma turma de amigos em que todos pareciam muito unidos e íntimos, a princípio achei legal toda aquela amizade, mas com o passar dos dias fui percebendo que entre eles havia um que determinava o comportamento dos outros. Se eu gostei você também gostou, se eu fui você vai, se eu não gostei você também não gostou, observe bem este tipo de comportamento, essa alienação de ser igual acaba com suas possibilidades de experiências com Deus, afinal de contas, o que Deus tem para você, será tratado com você, e se você fizer sempre a mesma coisa que as outras pessoas fazem, perderá sua experiência pessoal. O que Deus tem para você não se aplica ao seu amigo ou sua amiga, nem tampouco Deus irá pedir autorização a eles para trabalhar ou falar contigo, e se Deus quisesse falar com você, mas seu amigo não gostasse do que (ou do modo) que Deus falasse contigo, você se afastaria de Deus para ficar ao lado de seu amigo?

LEMBRE-SE: Amigo de verdade é aquele que te leva para mais próximo de Deus.

Se você perceber qualquer sintoma de que seus “amigos” estão te afastando de Deus ou que estão te influenciando para que você seja igual a eles, pule fora.


 - Questione-se sempre quanto ao fundamento e à finalidade daquilo que você esta fazendo.

Há um vídeo de uma experiência científica muito utilizado no meio coorporativo que ilustra bem o que eu quero dizer:


É aqui que a frase “eu faço porque todo mundo faz” começa a tomar forma, coisas simples que se tornam tão naturais quanto aceitáveis. Se a experiência do vídeo continuasse, poderiam trocar os macacos mais 3 vezes, tendo assim a 5ª geração de macacos que bateriam em qualquer um que tentasse subir a escada apenas por que é “normal” fazer isso.

Você já se perguntou o porquê faz as coisas que faz?

Claro que sei..éééééé....essa é fácil...ééééééé.....huummm....

Talvez seja por que é costume, talvez porque ensinaram que é o certo a se fazer, ou porque fizeram com você e aí você quer fazer com os outros, enfim, não tenho todas estas respostas, mas se todas as respostas viessem à tona, algumas pessoas mudariam completamente o modo de vida, quer ver um exemplo na prática?
Hoje em dia é muito comum ver homens usando calças muito abaixo da cintura, às vezes mostrando praticamente toda sua roupa íntima, onde essa “moda/cultura” surgiu? Antigamente, nos presídios americanos, nos tempos em que a homossexualidade era reprimida com muito mais violência, alguns rapazes tinham medo/vergonha de declarar abertamente seus interesses por outros homens, então, para demonstrar que estavam abertos para tais relacionamentos, eles abaixavam um pouco a calça, assim, eles sabiam que aquele estava “aberto para relacionamentos”, será que saber disso vai mudar a vida de alguém?
Isso foi um exemplo simples, existem muitos outros hábitos mais profundamente enraizados e muitos mais complexos na sociedade, que fazemos sem nem sequer saber de onde surgiu.

Se você notar que há algo que você faz, mas que não há fundamento BÍBLICO para aquilo, pule fora!

Quando andamos com Deus, Ele nos guia e nos fala por onde ir, o que fazer e sobre qual atitude tomar (ver. João 16.13), procure estar atento aos sinais de mudança na nossa vida espiritual, que seja uma mudança sempre positiva, para um lugar mais perto de Jesus, nunca para mais longe.

Que o Senhor Jesus abençoe a você e a toda sua família!
Fica na paz!