terça-feira, 9 de abril de 2013

Liberto para ser livre!


Com um título desse a primeira reação que temos é ler e pensar: “Mas é claro que se alguém é liberto, é pra ser livre, mas que óbvio.”, dera fosse tão simples assim na prática, quando não vivemos (ou nunca tivemos) dentro da realidade da guerra ou entre conflito de povos, não temos a exata noção do que é ser prisioneiro. Deus nos libertou do domínio das trevas e nos trouxe para a luz e à verdade, isto nós nunca conseguiríamos fazer sozinhos!

“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (NVI)
Gálatas 5:1

Observe que o versículo os faz uma exortação na segunda parte:
Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”
O que me fez pensar; era realmente necessário Deus deixar escrito que somos livres e imediatamente depois disso nos deixar um lembrete para não voltarmos para escravidão? SIM, ERA PRECISO!!!

Mas eu gostava de lá...

O que me faz lembrar da mulher de Ló, que mesmo Deus livrando-a de uma cidade completamente perdida e deturpada ela olhou para trás e virou uma estátua de sal (ver Gênesis 19.23 – 29), entenda, Deus havia dado instruções claras para fugir e não olhar para trás (versículo 17), porém a mulher de Ló olhou e eu fico imaginando o porquê, talvez porque ela gostasse de lá, ou até mesmo porque ela não queria ir embora, são inúmeros os motivos que podemos levantar, mas o fato é: Deus libertou, mas ela queria voltar! Isso é tão sério que o próprio Jesus vem menção a esse fato e nos deu o alerta para não nos esquecermos do exemplo dela: ”Lembrem-se da mulher de Ló!” (Lucas 17:32)

Também me fez lembrar do povo de Israel que foi liberto do Egito, mas pela dificuldade da caminhada queria voltar para lá (sim, voltar a ser prisioneiro!).

“Naquela noite toda a comunidade começou a chorar em alta voz.
Todos os israelitas queixaram-se contra Moisés e contra Arão, e toda a comunidade lhes disse: "Quem dera tivéssemos morrido no Egito! Ou neste deserto!
Por que o Senhor está nos trazendo para esta terra? Só para nos deixar cair à espada? Nossas mulheres e nossos filhos serão tomados como despojo de guerra. Não seria melhor voltar para o Egito? "
E disseram uns aos outros: ‘Escolheremos um chefe e voltaremos para o Egito!’ ”
Números 14:1-4
Nós também estamos expostos a estas mesmas situações, pois somos humanos como todos os homens da Bíblia, quando Deus nos liberta de determinada situação, permaneça firme e lembrando que agora você é liberto, não olhe pra trás e muito menos deixe as dificuldades da caminhada tomar a seu coração a ponto de você murmurar contra Deus, lembre-se: Você anda pela fé, não por vista!

O que Deus tem para você é infinitamente melhor do que aquilo que se foi!


Seja livre! Voe na direção de Deus! Viva em novidade de vida com Jesus! Nunca volte a ser escravo!

Que o Senhor Jesus abençoe a você e a toda sua família!
Fica na Paz de Deus!