quinta-feira, 17 de abril de 2014

O que é oração?

Antes de qualquer coisa é importante frisar que não se pode fazer nada no reino de Deus apenas por fazer, ou apenas por não ter outra coisa mais importante na hora, tudo o que se fizer para Deus tem que ter um propósito, um objetivo, um alvo a ser alcançado, não faça nada em vão para Deus.

Mas porque começar falando disso? Orar está ligado com propósito? SIM, orar tem TUDO a ver com propósito!
Para entender isso é preciso primeiro entender o que é oração; seriam apenas palavras?



Oração é atitude!

“E, quando orares, não sejas como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
“Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”
Mateus 6:5-6

Orar é você tomar uma postura de intimidade e humildade para reconhecer que precisa de conselhos, precisa ser guiado e reconhece que não pode caminhar sem o direcionamento de Deus, esta deve ser a motivação da oração, chegar cada vez mais perto do Espírito Santo para ouvi-lo.

Não pode haver uma comunhão verdadeira com Deus sem oração, e não pode haver uma oração pura sem um coração aberto e disposto a obedecer à voz de Cristo Jesus.

“Eu oro e nada acontece, e agora? Estou fazendo errado?”

É verdade que tem vezes que oramos e nada parece acontecer, como se Deus não estivesse ouvindo nossas orações, como se o céu estivesse fechado para nós, mas isso não é o fim do mundo, e muito menos quer dizer que Deus não se importa com você e que Ele não esta te ouvindo.
Persevere, tenha fé, não desanime, Deus espera que você se dedique a ouvi-lo, a buscá-lo como se sua vida dependesse completamente dEle, lembre que a sua fé é o que vai fazer diferença pra Deus: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11:6

Cuidado com a reza!

O que seria uma reza? A grosso modo, reza é a repetição de palavras decoradas que nem sempre expressam o verdadeiro sentimento do coração, não somente as orações decoradas são uma reza mas qualquer coisa pode ser uma reza, você pode orar a mesma coisa todo santo dia e sem perceber, isso acaba virando a sua reza, pessoas oram dizendo: “Deus me abençoa, eu preciso de um carro, Deus me abençoa, eu preciso de um emprego, Deus me abençoa...me abençoa...me abençoa...” e isso acaba ficando tão mecânico que não acaba gerando nenhum relacionamento com Deus, não há diálogo, não há intimidade, e se parar pra observar com atenção, não há nem adoração nessa oração, pare para cumprir simplesmente o que a Bíblia nos diz e você verá mudanças consideráveis em vários (ou todos) aspectos de sua vida. Da próxima vez que for orar, experimente dizer: “Jesus, o que o Senhor tem para mim hoje? Por quais caminhos devo seguir para ver o teu agir em mim? Cumpre o teu querer em minha vida usa-me como instrumento Teu!” Mas onde esta escrito isso na Bíblia?? Veja Salmo 37.5
Corra das orações decoradas, rezas repetidas, saia daquela oração mecânica em que a mesmice te impede de ter um relacionamento íntimo com Deus e abra o seu coração para Ele, fale sobre o que você precisa sim, mas, sobretudo nunca se esqueça de agradecer e adorá-lo, não existe fórmula para orar, derrame-se e quebrante-se para Deus e já será um grande avanço para uma intimidade verdadeira com Ele.

Comente e compartilhe experiências nos comentários.
Que o Senhor Jesus abençoe a você e a toda sua família!
Fica na Paz de Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário